29 de outubro de 2012

O Jejum na Bíblia

8 comentários

Caros leitores,
Tendo observado as mais variadas esquizitices e práticas nada biblicas, quanto a questão do Jejum, resolvi postar esse artigo.

De fato, há de se concordar que o Jejum caiu em descrédito e desuso de uma forma geral. Quanto aos adeptos, infelizmente, grande parte se baseam em textos nada biblicos;  forçam a prática de tal disciplina; e visam, exclusivamente, alcançar  a resolução de um problema, de uma crise, de uma vitória,  de revestimento de poder, etc... Valem-se todas as maneiras  para alcançar o resultado, não importando os meios. (pragmatismo e neognosticismo)

Vamos nos atentar, em primeiro, lugar que nas Escrituras o jejum sempre se refere à abstenção de comida por motivos espirituais. É distindo de greve de fome e distinto da dieta por motivo de saúde.  O jejum na Bíblia, SEMPRE, tem no centro algum propósito espiritual.

Na Bíblia, nossa única regra de fé e prática, a maneira normal de jejuar é abster-se de todo o tipo de comida por 24 horas, sólida ou líquida, mas não de água. No jejum de 40 dias que Jesus fez, Ele nada comeu de comida, mas bebeu água (Lc 4.2). Do ponto de vista físico, é isso que em geral constitui o jejum.

A Bíblia, também descreve, as vezes, o jejum parcial, ou seja, a dieta é restrita, mas a abstenção não é completa. Em Daniel, houve um período de 3 semanas no qual ele declara: "Não comi nada saboroso: carne e vinho nem provei e não usei nenhuma essência aromática (Dn 10.3). Não sabemos a causa desse jejum.

Há outros exemplos na Bíblia de jejum, temos o jejum absoluto, ou seja, total abstenção de comida e água. Parece ser uma medida DESESPERADA para sanar uma emergência. Exemplo: o Jejum de ESTER (Ester 4.16); PAULO  (Atos 9.9). Vale lembrar que o corpo humano não aguanta ficar, sem água, muito mais que 03 dias.

Na maioria das vezes o jejum é particular (ocorre entre indivíduo e DEUS), mas há jejuns comunitários (Lv.23.27; Joel 2.15,16; 2 Cro 20.1-4). Esse jejum (coletivo) pode ser uma experiência maravilhosa e poderosa, desde que TODOS estejam preparados e tenham o mesmo pensamento nessa questão. É possível, por meio da oração e do jejum feitos por um grupo, resolver grandes problemas na igreja ou em outros grupos, além de restabelecer relacionamentos.

Jejum não é um mandamento, porém Jesus ensina que o jejum está imerso no contexto do ensino sobre doações e oração. OU seja, orar, ser generoso e jejuar fazem parte da devoção cristã. Assim, não teriamos como excluir o jejum dos ensinamentos de Jesus.

Jesus, também, afirma: "Quando jejuarem.." (mt 6.16). Ele parece pressupor que seus seguidores jejujem, por isso os instrui a faze-lo corretamente.
Martinho Lutero afirma: "Cristo não tinha a intenção de rejeitar nem de desprezar o jejum, sua intenção era restaurar o jejum correto"

As palavras de Jesus não constitui uma ordem, Ele instrui seus discipulos sobre a maneira apropriada de levar a efeito uma prática comum em seus dias. Jesus não espera que seus seguidores jejuem, mas Jesus entende que essa prática dev ser comum entre seus seguidores.

Eu acredito e tenho pregado que estamos vivendo e nos acostumamos  com uma GRAÇA BARATA, ou seja,  GRAÇA sem discipulado, sem discplinas espirituais.
O propósito do jejum não é para uso próprio, ou seja, conseguir que DEUS FAÇA aquilo que desejamos. O jejum não foca as bençãos, e tão pouco faz que DEUS venha comer em nossas mãos;  ou que  se sinta obrigado a nos prestar favor. Não é isso! O jejum deve possuir como centro DEUS.  veja ANA adorava jejuando (Lc 2.37). O jejum precisa começar em DEus, ser ordenado por DEUS e terminar em Deus.
Se o jejum não for para DEUS, PRIMEIRAMENTE, então fracassamos (Zc 7.5). Beneficios fisicos, sucesso, revestimento de poder, percepções espirituais - essas coisas jamais devem tomar o lugar de DEUS como o centro de nosso jejum. O jejuar deve ser feito para o SENHOR com os olhos fixos NELE - Glorificar o PAI.

Assim que o propósito principal do jejum estiver estabelecido no coração, ficamos livres para compreender que também há outros propósitos. Mais que qualquer outra disciplina, o jejum REVELA AS COISAS que nos controlam. Esse é o beneficio do JEJUM. Acobertamos o que vai dentro de nós com comida e outras coisas boas, mas o jejum traz a tona o que há em nosso interior. Se o orgulho nos controla (Salmos 69.10); raiva, amargura, inveja, medo - tudo que é negativo será trazido a superficie durante o jejum correto.

O JEJUM NOS LEMBRA DE QUE SOMOS SUSTENTADOS POR TODA PALAVRA QUE PROCEDE DE DEUS. (MT 4.4). A comida não nos sustenta, DEUS nos sustenta. Em Cristo tudo subsiste (Col 1.17). O JEJUM É MAIS UM BANQUETE COM  A PALAVRA DE DEUS QUE A  ABSTINENCIA DE COMIDA. JEJUAR E BANQUETEAR-SE! Jesus disse:" A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou (João 4.32,34)"

O JEJUM ROMPE LIMITES NA ESFERA ESPIRITUAL . CURTA ESSE PERÍODO E SAIBA QUE JEJUAMOS PARA DEUS MUDAR NOSSO CARÁTER E NOS REVISTIR DO SEU CARÁTER, não jejuamos para mudar sentenças, coisas, situações...JEJUAMOS PARA DEUS NOS MUDAR! 

Por Elder Cunha
Bibliografia:
- Bíblia Sagrada; 
- FOSTER, R. Celebração da disciplina  - 2ª ed - São Paulo: Editora Vida, 2007.
 

Comments

8 comments to "O Jejum na Bíblia"

Anônimo disse...
23 novembro, 2012 18:10

ENTÃO O JEJUM QUE ESTOU FAZENDO PARA MUDAR ALGUMAS SITUAÇÕES NA MINHA VIDA NÃO VÃO RESOLVER NADA, É O JEJUM DE DANIEL 10:3, QUE ESTOU FAZENDO, ENTÃO SE EU TENHO QUE FAZER UM JEJUM PARA DEUS E NÃO PARA PEDIR COISAS NÃO VAI VALER DE NADA??

Lúcy Jorge disse...
21 abril, 2013 00:43

O jejum bíblico é para quebrantar a carne, subjulgando-a ao senhorio de Cristo, e não para adquirir bens, ou seja, isso é barganhar com Deus.

O jejum bíblico está descrito em Isaías 58. 5,6:
"Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?

Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?"

Parabéns por atalaiar (salgar), esta é a ordem de Jesus nos últimos dias da Igreja de Cristo.
Deus o abençoe!
E continue nesta missão que Jesus lhe concedeu.

A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite:
http://frutodoespirito9.blogspot.com/

P.S. Convido a conhecer o blog do Discípulo de Cristo. Mensagens polêmicas, atuais e abençoadoras...
http://discipulodecristo7.blogspot.com/

Em Cristo,
***Lucy***


Unknown disse...
22 outubro, 2018 02:59

Amen amém!

Juh disse...
30 outubro, 2019 21:21

Faço jejum para me aproximar de Deus, e não pq preciso de algo. Pq assim como ele cuida dos lírios do vale ele cuida também de nós

jommy disse...
29 novembro, 2020 11:15

Sim ele levou uma garrafa de água pro deserto kkkk

Roberto disse...
13 agosto, 2021 11:38

A Bíblia não relata que Jesus bebeu água nos 40 dias de jejum.

Maria Cristina disse...
08 fevereiro, 2023 18:19

O propósito do jejum é o PODER DA FÉ. DISSE MEU IRMÃO RONALDO MARIANO. Graças à Deus

Anônimo disse...
01 março, 2023 00:47

Posso jejuar para Deus fortalecer alguém que está em luta espiritual, jejuar a favor de alguém, irmão na fé, um filho, ou um parente ?

On Line

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com

^