1 de maio de 2009

Qual a importância da Bíblia?

1 comentários

Qual a importância da Bíblia Sagrada para você? Você a tem como um simples “amuleto” de sorte?
A Bíblia não somente forma o alicerce duma vida efetiva de oração, mas é fundamental em qualquer outro aspecto da vida cristã. Enquanto a oração é a maneira primária de nos comunicarmos com Deus, a Bíblia é a maneira primária de Deus se comunicar conosco.

Coisa alguma deveria receber precedência sobre a Palavra, usurpando em nós seu lugar.Se deixarmos de nos alimentar com equilíbrio e regularmente, falando em termos físicos, é provável que soframos no corpo as conseqüências dessa negligência.

Ora, o que é verdadeiro quanto ao homem exterior, também é verdade no tocante ao homem interior. Se deixarmos de nos alimentar regularmente da Palavra de Deus, teremos de suportar sérias conseqüências espirituais.
Jesus declarou: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus"(MT 4.4). Grandes refeições naturais são uma coisa: banquetes espirituais, outra bem diferente.

Em Atos 17.11 lemos que os judeus de Beréia conferiam tudo, examinando diariamente as Escrituras para ver o que Paulo estava ensinando era verdade. Por causa disso, foram elogiados como possuidores duma grande nobreza de caráter. Há uma lição importante aqui. Os bereanos não foram condenados por examinar o que Paulo dizia. Antes, foram elogiados por causa disso.

Examinar as Escrituras exige disciplina e dedicação, mas os dividendos são realmente gratificantes. Os bereanos checavam-na diariamente, e assim é que deveríamos fazer.

Ore para que Jesus Xristo se torne cada vez mais real para você, pela leitura da Palavra de Deus;
Leia um capítulo por dia refletindo. Peça que o Espírito Santo lhe dê compreensão enquanto você busca entender o sentido do texto;
Leia as Escrituras sistematicamente e com critério, ao invés de usar a abordagem da “metralhadora” atirar para tudo quanto é lado. Para que você tenha uma visão abrangente de todo o quadro apresentado por Deus, não deve ler somente os livros ou seções de livros que achar interessantes. Antes, precisa ler e considerar cuidadosamente a inteira Palavra de Deus, duma maneira inteligente e organizada.

O grande câncer de nossos dias, é que pessoas movidas pela sua imaginação e pelo seu coração corrupto, distorceram as palavras de Jesus Cristo e as transformaram em falsas doutrinas. Mas eu afirmo, que está doença maligna tem cura! Se olharmos para sua Palavra e seus ensinamentos conseguiremos restaurar o verdadeiro cristianismo.

Algumas pessoas dizem que a Bíblia não é confiável, e os conceitos dela têm tido larga aceitação. Assim, muitos hoje rejeitam o que a Bíblia diz, considerando-a indigna de confiança. Por outro lado, o que Jesus Cristo disse em oração a Deus promove confiança: "A tua palavra é a verdade." E a própria Bíblia afirma ser inspirada por Deus. — João 17:17; 2 Timóteo 3:16.

O que pensais a respeito? Existem razões sólidas para se confiar na Bíblia? Ou será que existe realmente evidência de que a Bíblia não é confiável, que ela se contradiz e é incoerente? Será Que a Bíblia se contradiz?

Embora alguns afirmem que a Bíblia se contradiz, será que alguém já lhe mostrou um exemplo específico? Nós nunca vimos algum que pudesse resistir a um escrutínio. Talvez pareça haver discrepâncias em certos relatos bíblicos, é verdade. Mas, geralmente o problema é a falta de conhecimento sobre detalhes e circunstâncias da época. Por exemplo, alguns apontam ao que consideram ser uma discrepância na Bíblia, perguntando: ‘Onde Caim arranjou a sua esposa?’ Mas, o pressuposto é que Caim e Abel eram os únicos filhos de Adão e Eva. No entanto, tal pressuposto se baseia num mal-entendido quanto ao que a Bíblia diz. A Bíblia diz que Adão "se tornou pai de filhos e de filhas". (Gênesis 5:4) Assim, Caim casou-se com uma de suas irmãs, ou talvez com uma de suas sobrinhas.

A História e a Ciência
A exatidão histórica da Bíblia foi outrora amplamente posta em dúvida. Os críticos, por exemplo, questionavam a existência de personagens bíblicos tais como o Rei Sargão, da Assíria, Belsazar, de Babilônia, e o governador romano Pôncio Pilatos. Mas, descobertas recentes têm confirmado um relato bíblico após outro. Assim, o historiador Moshe Pearlman escreveu: "Subitamente, os céticos que duvidavam da autenticidade até mesmo das partes históricas do Velho Testamento, passaram a rever os seus conceitos."

Se havemos de confiar na Bíblia, ela deve ser também exata quanto a assuntos científicos. Será que é? Não muito tempo atrás, os cientistas, em contradição com a Bíblia, afirmavam que o universo não teve princípio. Contudo, o astrônomo Robert Jastrow recentemente apontou para novas informações que refutam isso, explicando: "Agora vemos como a evidência astronômica leva a um conceito bíblico sobre a origem do mundo. Os pormenores diferem, mas os elementos essenciais no relato astronômico e nos relatos bíblicos de Gênesis, são os mesmos." — Gênesis 1:1.

Os homens também mudaram os seus conceitos sobre o formato da terra. "As viagens de descobrimento", explica The World Book Encyclopedia (Enciclopédia do Livro Mundial), "mostraram que o mundo era redondo, e não plano, como cria a maioria das pessoas". Mas, a Bíblia sempre esteve correta! Mais de 2.000 anos antes dessas viagens, a Bíblia dizia, em Isaías 40:22: "Há Um que mora acima do círculo da terra", ou, como dizem outras traduções, "o globo da terra" (Pontifício Inst. Bíblico) ou "a redondeza da terra" (Almeida, atualizada).

Um ex-diretor do Museu Britânico, Sir Frederic Kenyon, escreveu: "Os resultados já conseguidos confirmam o que a fé sugeriria, isto é, que a Bíblia só tem a ganhar com o aumento de conhecimento."

A Predição do Futuro
Mas, será que podemos mesmo confiar nas predições da Bíblia para o futuro, incluindo as suas promessas de ‘novos céus e uma nova terra justos’?
Pois bem, quais têm sido os antecedentes de confiabilidade da Bíblia? Vez após vez profecias dadas com até mesmo centenas de anos de antecedência se cumpriram nos mínimos detalhes!

Por exemplo, a Bíblia predisse a derrubada da poderosa Babilônia uns 200 anos antes de isto acontecer. De fato, os medos, que se aliaram aos persas, foram mencionados nominalmente como sendo os conquistadores. E, embora Ciro, o rei persa, ainda não tivesse nem nascido, a Bíblia predisse que ele seria uma figura destacada na conquista. Ela disse que as águas protetoras de Babilônia, o rio Eufrates, ‘teriam de secar-se’ e que ‘nem mesmo os portões de Babilônia]se fechariam’. — Jeremias 50:38; Isaías 13:17-19; 44:27-45:1.

Esses detalhes específicos se cumpriram, como relatou o historiador Heródoto. Além disso, a Bíblia predisse que Babilônia por fim se tornaria ruínas desabitadas. E foi exatamente isto o que aconteceu. Hoje, Babilônia é um desolado amontoado de escombros. (Isaías 13:20-22; Jeremias 51:37, 41-43)

O que, então, prediz a Bíblia concernente ao atual sistema de coisas do mundo? Ela diz: "Lembre-se que nos últimos dias virão momentos difíceis". Os homens se tornarão egoístas, gananciosos, cheios de si, orgulhosos, injuriadores de Deus, desobedientes aos pais, ingratos e maus. Não terão mais afeição, nem espírito de união . . . mais amigos dos prazeres do que de Deus. Alguns conservarão a aparência de religião, mas não a viverão na prática." — 2 Timóteo 3:1-5, Bíblia Fácil.

Certamente, estamos presenciando o cumprimento disso! Mas, a Bíblia também prediz o seguinte para a "era final deste mundo": "Nação se levantará contra nação e reino contra reino, e haverá escassez de víveres." Além disso, "haverá grandes terremotos, e, num lugar após outro, pestilências". — Mateus 24:7; Lucas 21:11.

Certamente, as profecias bíblicas estão se cumprindo! Então, o que dizer de promessas ainda a serem cumpridas, tais como: "Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela para todo o sempre", e "terão de forjar das suas espadas relhas de arado . . . nem aprenderão mais a guerra"? — Salmo 37:29; Isaías 2:4.

‘Isto é bom demais para ser verdade’, alguns talvez digam. Mas, realmente, não há motivo para duvidarmos de qualquer coisa que o nosso Criador promete. Pode-se confiar na Sua Palavra! (Tito 1:2) Por examinar adicionalmente as evidências, você ficará ainda mais convencido disso.

Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Por Elder Cunha

Comments

1 comments to "Qual a importância da Bíblia?"

Anônimo disse...
18 setembro, 2013 11:55

A Bíblia é a revelação Divina e a sua vontade para todas as criaturas humanas é de fato inspiração Divina que está acessível para todos receberem dela a sua bendita herança Divina é muito importante enquanto profecias que estão se cumprindo e que ainda se cumprirão de forma que necessitamos sempre de seus estudos para certificarmos com toda garantia e segurança das verdades reveladas que deve serem cridas e praticadas para sermos contemplados nas suas bem aventuranças é importante crermos e praticá-la para recebermos sua herança Divina pois nos seus escritos não pretende que tenhamos um relacionamento com ela permanentemente ulterina mais encoraja-nos a fazermos o parto para a nova vida introjetada nos que creem,e respirando o ar da nova vida possamos crescermos nutrindo das escrituras para crescermos na estatura de Cristo o que vai introjetar a fé duma entrega num sacrifício do nosso corpo numa mortificação para podermos ouvir em nós mesmos o Espírito que inspirou as escrituras e dele participarmos do seu resplendor para testemunho de Jesus Cristo com toda firmeza e certeza de fé;Para sua glória!

On Line

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
 

Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two Church theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com

^